Skip to content

Soluções

PPS1

ID Têxtil sustentável e circular 4.0

PPS2

Cadeia de abastecimento 4.0

O presente PPS tem como objetivo principal o desenvolvimento de um sistema ágil, expedito, escalável e inclusivo, que corresponda à digitalização das trocas de informação entre os atores da cadeia de abastecimento do setor têxtil e vestuário, de modo a dar um passo importante na integração de processos dessa mesma cadeia, processos transversais a vários atores.

Desta forma, a solução encontrada para a integração dos diferentes elos da cadeia de abastecimento terá por base um sistema inovador de comunicação baseado em mensagens estruturadas, facilitando a troca de dados diretamente entre sistemas de informação das empresas da cadeia de abastecimento têxtil. Sendo agnóstico, este sistema permitirá a troca de dados entre ERPs de diferentes fornecedores. Pretende-se que seja abrangente, suportando as interações normais entre cliente e fornecedor do setor, nos vários passos do processo têxtil. Por último, será inclusivo, pois deverá suportar a integração de empresas independentemente da natureza dos sistemas de gestão que estes recorrem para as suas operações quotidianas, apresentando possibilidades para lá dos ERPs, como portais web, email, SMS ou APPs móveis.

A integração com os sistemas de informação das empresas será assegurada através do desenvolvimento de conectores capazes de operar com os sistemas mais representativos no mercado, sendo estes conectores baseados na Arquitetura de Referência desenvolvida pela associação International Data Spaces. O alinhamento com este referencial garante um sistema seguro de partilha de dados, no qual todos os participantes podem obter valor dos seus dados, garantindo sempre a sua soberania.

De forma a garantir que as informações trocadas neste sistema são compreendidas por todos os elementos da cadeia de abastecimento, este sistema foi desenvolvido de acordo com a linguagem de especificação eBIZ 4.0, que tem como objetivo definir uma linguagem comum para todo o setor têxtil. 

Deste modo, a solução preconizada deste PPS, alinhada com a Industria 4.0, irá contribuir para o aumento da capacidade de gestão e de controlo da produção, num contexto enriquecido de dados, resultando na otimização os processos da cadeia de abastecimento, com informação em tempo real, sintonizada com as necessidades do cliente, e com a capacidade de responder positivamente a alterações de mercado, ao mesmo tempo que garantem a eficiência e a sustentabilidade.

PPS3

Ecosistema da moda 4.0

PPS4

Trabalhador 4.0

A solução a desenvolver é um Exoesqueleto (dispositivo corporal de assistência) para auxílio aos movimentos do trabalhador do STV, nomeadamente das costureiras, de forma a aumentar a sua segurança e conforto no posto de trabalho.

O exoesqueleto será construído com estruturas têxteis em malha, para maior leveza e conforto do utilizador, para uma melhor adaptação ao corpo, e utilizadas apenas nas zonas necessárias, de modo a não perturbar os movimentos inerentes às operações de costura. Terá um sistema de sensorização e outro de atuação, que terá capacidade “aprendizagem” para melhoria dos movimentos ergonómicos

Terá ainda uma aplicação informática (app) associada para visualização dos dados e monitorização contínua da atividade da costureira. 

PPS5

Inteligência artificial para a ITV 4.0